Notícias

Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação acontece no campus Salvador

SICTI

Pesquisadores reunidos para divulgar os resultados dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica e inovação do IFBA
por Divisão de Comunicação campus Salvadorpublicado: última modificação:

O Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, acontece de 25 a 27 de outubro. Organizam o seminário esse ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) ao lado da Diretoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do campus.

A abertura do evento, que será realizada na Reitoria, no dia 25, contará com as palestras “Novo Marco Legal de CT&I”, das 18h às 19h, com o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Gesil Amarante e “Visões sobre a pesquisa em Institutos Federais: construindo ciência e tecnologia em IFs desde o IC-Jr”, com o professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Rogério Atem, das 20h às 21h20. O primeiro dia contará com outros momentos, como o painel sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu do IFBA.

Nos dias 26 e 27, no campus Salvador, ocorrem apresentações orais de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa para iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e palestras, como a do Comitê de Ética da Pesquisa (CEP) do IFBA.

Serão oferecidos também dois minicursos gratuitos, um no dia 26, das 8h40 às 12h20, com o tema “Uso das informações de patente na promoção da inovação e da produção tecnológica do IFBA”, ministrado por Sérgio Maravilhas Lopes, e outro no dia 27, no mesmo horário, com a facilitadora Gabriela Silva Cerqueira falando sobre a “Prospecção tecnológica com Microsoft Excel”.

O SICTI é um evento anual que tem por objetivo divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica e inovação, desenvolvidos na Instituição pelos alunos bolsistas e orientadores que participam do Pibic e do Pibit. As inscrições para os minicursos e podem ser feitas neste link. Confira a programação completa.